Recursos hídricos – Águas superficiais

Adaptação das shapefiles com os vários tipos de águas superficiais e informação relacionada disponibilizadas no site do InterSIG (INAG), para consulta no programa Google Earth.

Este conjunto de elementos de elevado interesse representa apenas a caracterização de alguns dos recursos superfíciais disponibilizados para consulta no site do InterSIG. Pretendo num futuro próximo adicionar mais elementos de relevo, nomeadamente os relativos aos recursos subterrâneos.

Método

A transformação de Shapefile para ficheiro KMZ foi feita no ArcView 9.3.1 usando a ferramenta Export to KML de Kevin Martin.

Observações

Os ficheiros estão divididos por por região hidrográfica e tipo de modo a agilizar a abertura e navegação no Google Earth.

Todas a informação contida na shapefile original está acessível numa bolha informativa que surge quando se carrega no elemento do mapa.

A versão, os metadados e a ligação aos elementos originais estão igualmente acessíveis na descrição de cada ficheiro.

Dadas as limitações ao número de vértices por polígono do formato kmz/kml, alguns dos elementos de maior complexidade estão divididos por partes – como acontece por exemplo na albufeira de Alqueva.

Os dados aqui disponibilidades não são aptos para usos oficiais!

É recomendável não manter todos os temas activos em simultâneo já que tal degradará severamente a performance do programa!

Dada a complexidade dos elementos, recomendo não adicionar os mesmos à pasta local (Os Meus Locais) pois tal poderá comprometer a integridade da base de dados!

Em alternativa, poderá guardar o ficheiro no disco e abri-lo sempre que necessite, sem o adicionar à pasta local.

Download dos ficheiros:

Bacias Hidrográficas das Massas de Água (Artigo 13.º da DQA):
Massas de Água Rios (Artigo 13.º da DQA):
Massas de Água Lagos ou Albufeiras (Artigo 13.º da DQA):
Massas de Água Costeiras (Artigo 13.º da DQA):
Massas de Água de Transição (Artigo 13.º da DQA):

4 comentários a “Recursos hídricos – Águas superficiais”

  1. Boa tarde,

    Obrigado pelo aviso.
    Mudei recentemente de servidor para o caderno.net e pelos vistos a aplicação responsável pelos downloads do wordpress não actualizou as localizações dos ficheiros.
    Estou a tratar disso neste momento.

    Gonçalo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>