Carta Administrativa Oficial de Portugal adaptada para Google Earth

Adaptação dos elementos da Carta Administrativa Oficial de Portugal, versão 2009.0, do Instituto Geográfico Português (IGP), para consulta no programa Google Earth.

Objectivo

Disponibilizar todos os elementos do CAOP2009 de forma a criar um atlas de navegação intuitiva com os limites administrativos de Portugal continental.

Método

A transformação de Shapefile para ficheiro KMZ foi feita no ArcView 9.3.1 usando as ferramentas Export Data to KML da extensão XTools Pro (linhas agrupadas por valor) e Export to KML de Kevin Martin (poligonos, etiquetas e chamadas).

Observações

Foram adicionadas–de forma algo rudimentar, admito–ligações à página de procura da Wikipedia com os nomes das freguesia e dos concelhos. Estas ligações são apresentadas numa bolha informativa que surge quando se carrega no mapa. Esta bolha informativa pretende também facilitar a identificação do sítio nos casos em a etiqueta da freguesia não esteja visível.

A lógica de colar o nome da entidade ao url de procura da Wikipedia em português (por exemplo, para a freguesia de Sagres: "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial:Busca&search=" + "SAGRES" + "&go=Ir") funciona na maior parte das vezes, abrindo a página da freguesia ou concelho seleccionado. Este método não é no entanto à prova de erro e existem uma série de circunstâncias nas quais ele falha, como encontrar várias ocorrências com o mesmo nome em distritos ou concelhos diferentes ou ocorrências que sejam simultaneamente capital de concelho e capital de distrito. No entanto, nestes casos o utilizador é confrontado com a página dos resultados da pesquisa e o que procura estará certamente entre as várias possibilidades apresentadas.

Ainda de referir que a CAOP2009.0 não usa especificamente as designações “Limite de Distrito”, “Limite de Concelho”, “Linha de costa” e “Fronteira internacional”. Estas são adaptações criadas para facilitar a visualização dos dados no Google Earth.

Os ficheiros estão divididos por distrito de modo a agilizar a abertura e navegação no Google Earth.

É recomendável não manter todos os temas activos em simultâneo já que tal degradará severamente a performance do programa!

Dada a complexidade dos elementos, recomendo não adicionar os mesmos à pasta local (Os Meus Locais) pois tal poderá comprometer a integridade da base de dados!

Em alternativa, poderá guardar o ficheiro no disco e abri-lo sempre que necessite, sem o adicionar à pasta local.

Download dos ficheiros

24 comentários a “Carta Administrativa Oficial de Portugal adaptada para Google Earth”

  1. Excelente iniciativa, muito obrigado!

    No entanto, será que conhece onde posso encontrar os Distritos+ Concelhos definidos como polígonos no KML? (usando a polygon da sintaxe do kml)

    É que nestes ficheiros que aqui disponibilizou o formato interno são sequências de segmentos de rectas (linestring em kml)

    Queria fazer uma aplicação para mostrar áreas (distritos e concelhos) coloridas conforme determinados parâmetros e para isso precisava de ter polígonos.

    Obrigado

  2. Bom dia,

    Efectivamente, com estes KMZ pretendia apenas representar os elementos mais pequenos dos limites administrativos, as freguesias, e contextualizá-los nos respectivos concelhos e distritos, recorrendo a linhas para não sobrepor polígonos.

    Vou tratar de criar os polígonos dos concelhos e distritos ainda hoje. Tem alguma sugestão para a informação a incluir nos KMZ?

  3. Muito obrigado, não estava à espera de tanto… :)

    Para o meu objectivo, basta-me apenas ter a sequência de coordenadas que compõem o polígono, com o respectivo nome de Distrito ou Concelho.

    Vou aproveitar a informação do kml (que amavelmente vai disponibilizar) para introduzir numa base de dados SQL e criar depois um processo dinâmico que devolva os polígonos no formato kml com cores diferentes conforme determinados parâmetros (por exemplo vendas de determinado produto em cada concelho, etc…)

  4. Boa noite,

    Ligar o KML a um base de dados? Devem existir métodos mais simples de representar geograficamente informação estatística.

    Já explorou o Google Fusion Tables? Eu próprio ainda não me inteirei desta nova oferta do Google, no entanto parece-me aplicável ao que disse no comentário anterior.

    Entretanto, tenho-me deparado com algumas limitações por parte do formato KMZ no que toca ao número de vértices. Não tive dificuldade nenhuma em criar os concelhos já que cada geometria individual não ultrapassa o limite de vértices, no entanto existem dois distritos (Faro e Santarém) nos quais o limite é ultrapassado e o Google Earth não os representa.

    A alternativa é simplificar a geometria, mas para existir coerência entre freguesias, concelhos e distritos, a simplificação tem de ser executada sobre o elemento mais pequeno; a freguesia.

    Já agora um pequeno aparte. O KMZ (formato comprimido) de todas as freguesias, contendo alguma informação extra de contexto, pesa mais de 200 MB.

  5. Já vi o fusion tables e apesar de bastante interessante não serve para o que pretendo, pois preciso de dados estatísticos obtidos quase em tempo real. Para isso terá se ser consultada uma BD SQL com a informação a representar (normalmente escala de cores conforme a geografia). Quanto aos limites do número de vértices, já fico muito satisfeito com a informação por concelho, obrigado! :) Até porque poderei representar os totais dos distritos colorindo todos os polígonos do concelho desse distrito com a mesma cor.

  6. Obrigado pelo excelente trabalho, já me vai ajudar muito.

    Procuro ainda a relação dos concelhos com os códigos postais a 7 dígitos mas não consigo saber quem é a entidade que define as àreas dos códigos postais nem de quem é a responsabilidade de as publicar.
    Consegui um KMZ com os códigos postais a 4 dígitos mas não me serve para nada :(

    O que procuro mais precisamente é a coordenada geo do “centro” dos códigos postais a 7 dígitos.

  7. Bom dia,

    @Rui
    Desconfio que os códigos postais completos correspondam a subsecções das freguesias.

    Não tenho esses limites, no entanto penso ser possível fazer uma aproximação cruzando os códigos com as freguesias, deste modo, cada freguesia conteria um ou mais códigos postais. Por exemplo:

    Estrela, Lisboa, Lisboa: 1350-101, 1350-102, …, 1350-109.

  8. Dumas,

    Começaste por ser o “nosso” herói, mas agora passaste a ser o herói de muita gente!
    E é muito merecido!

    Abraço

  9. Bom dia,

    Os links para download não estão a funcionar. Gostava muito de visualizar esta informação. Pode por favor corrigir?

    Obrigado por partilhar estes dados excelentes.

  10. Bom dia,

    Obrigado pelo aviso, pensei que a mudança de servidor estivesse consolidada, mas pelos vistos ainda havia trabalho na base de dados.

    Os links já estão funcionais de novo.

  11. Olá Gonçalo, obrigado pela correcção dos links. Já agora, depois de algum trabalho consegui separar os concelhos em polígonos “direitinhos”, se alguém quiser posso disponibilizar.

  12. @Pedro Figueiredo

    Seria possível disponibilizares também os “centros” dos códigos postais a 7 dígitos? O site geo.ctt.pt não funciona…

    Obrigado

  13. Excelente trabalho. Por acaso andava à procura desta informação mas apenas necessito dos polígonos dos distritos. Tentei obter essa informação destes ficheiros, a partir das linhas de fronteira, mas fiquei com diversas linhas rectas que não formam o limite do distrito nem nada que se pareça :) ! Por acaso alguém já tem esta informação ou sabe onde posso encontrar?

    Obrigado

  14. Pedro Figueiredo muito obrigado!!!
    Estou a fazer um trabalho com Fusion Tables e precisava das fronteiras dos distritos e concelhos dos Açores e Madeira. Podem dizer-me como fazer?
    Muito obrigado

  15. Olá Pessoal,
    Por acaso alguém ainda tem disponível os “centros” dos códigos postais a 7 dígitos, que me possa ceder?

  16. Repetindo a questão levantada pelo @Rui e @Leandro Gabriel

    Por acaso alguém ainda tem disponíveis os “centros” dos códigos postais a 7 dígitos, que me possa ceder?

    Já agora, alguém tem o Indíce Toponímico de alguma das séries das Cartas Militares portuguesas? As coordenadas podem ser em qualquer formato/Datum

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>